segunda-feira, 23 de abril de 2007

domingo, 22 de abril de 2007

Desmatamento!

Está vendo esta imagem? Ela é um exemplo do desmatamento ilegal para a produção de papel na Floresta Amazõnica. Você sabia que o desmatamento na Amazônia é uma das principais causas do lançamento de gases poluentes no ar, fazendo do Brasil o terceiro maior país que "colabora" com o aquecimento global?











Fazendo papel!


Fazer papel reciclado é uma bagunça. É também muito divertido. Alguém terá de usar um processador de alimentos e um ferro elétrico. Ambos podem ser perigosos. Assim, esteja certo de pedir a ajuda de um adulto para estes experimentos.

Material necessário:
2 folhas de jornal cortadas em quadrados de 5 cm de lado, processador de alimentos, 2 colheres de sopa de cola branca, 2 a 3 xícaras de água, pia com 10 cm de água, calça velha, cabide, ferro elétrico. OPCIONAL: tela de inseto, coador, corante de comida, gaze.

1o. passo:
Desmonte o cabide e use o fio para fazer um quadrado de aproximadamente 15 cm de lado. Estenda a perna da calça sobre a armação. Certifique-se de que está bem firme e apertada.
Faça nós na calça. Use a outra perna da calça para outro pedaço de papel. Você precisará de um quadro para cada pedaço de papel que irá fazer. Talvez você queira fazer mais de um.


2o. passo:
Coloque um punhado do papel e um pouco de água no processador de alimentos. Feche o processador e ligue-o. Continue a colocar papel e água até que você tenha uma massa cinza. Adicione um pouquinho de água para ajudar no processamento. Mantenha o processador ligado até que todo o papel tenha desaparecido. Deixe ligado por mais 2 minutos. Coloque a cola na pia com água e adicione toda a polpa de papel que você fez. Misture tudo. Use suas mãos.
Misture a água da pia novamente e então coloque o quadro no fundo da pia. Vá levantando-o bem devagar. Conte até 20 bem lentamente enquanto levanta o quadro. Deixe a água escoar por um minuto. Misture a água da pia toda vez que fizer uma nova peça.


3o. passo:
Tente outras coisas como a tela ou a gaze. Tente adicionar alimentos coloridos, folhas etc. no processador de alimentos.
Agora você deve pendurar os quadros num varal e deixá-los ao Sol. Espere até que estejam completamente secos, sem nenhuma umidade. Agora você já pode cuidadosamente retirar a folha de papel do quadro.
Peça a um adulto para ligar o ferro. Coloque na posição mais quente e alise o papel. Você pode continuar a fazer papel até acabar a polpa na pia. Veja o quão resistente é o papel que você fez. Corte-o com uma tesoura. Escreva nele. É bem forte.

Reciclar é viver!

Nós não queremos mostrar como o planeta Terra está, mas sim as soluções para revertermos o problema.Parem um pouco para pensar, o papel reciclado só nos traz benefícios:
Na fabricação de 1 tonelada de papel reciclado são necessários apenas 2 mil litros de água, enquanto que no processo tradicional esse volume pode chegar a 100 mil litros por tonelada.
1 tonelada de papel reciclado significa economia de três eucaliptos e 32 pinus, árvores usadas na produção de celulose.
Cada tonelada de papel reciclado representa 3 m³ de espaço disponível nos aterros sanitários.


Precisamos de mais motivos além desses?O uso do papel reciclado é uma medida prática e imediata. Vamos nos juntar em uma corrente ambiental!